Francesco Zavattari - Penafiel Municipal Museum

ART'THEMIS - Exhibition "My art is female" by Francesco Zavattari

As a way to combine the fight against gender and domestic violence, Francesco Zavattari made ten works on the issues of Women, Equality and Violence.

The Art'themis is a subsidised project to prevent violence, developed by UMAR (Women's Union to Alternative and Response), on a partnership with the Portuguese Commission for Citizenship and Gender Equality (CIG) and the Portuguese Secretary of State of Parliamentary Affairs and Equality, and it aims to raise awareness among toung people about gender violence, especially dating and domestic violence among couples.

ART'THEMIS - Exposição "My art is female" de Francesco Zavattari

Esta exposição resulta de uma colaboração entre a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) e o artista Francesco Zavattari. Como forma de se aliar ao combate a este grave problema social e de sensibilizar e consciencializar para os problemas da desigualdade e da violência de género e doméstica, Francesco Zavattari criou dez obras sobre os temas da Mulher, da Igualdade e da Violência contra as Mulheres e realizou três Live Art Performances em Braga, Porto e Coimbra, para a comunidade escolar e sociedade civil, que resultaram em duas pinturas e um mural.

O Art’themis é um projeto subvencionado de prevenção primária da violência que a UMAR está a desenvolver com a parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e que tem como objetivo consciencializar os/as jovens sobre a violência de género, particularmente a violência entre pares, no namoro e doméstica.