UMA VEZ MAIS ZAVATTARI PELA IGUALDADE DE GÉNERO

O artista assina a marca "Equality Stain", um rótulo da Cervejeira portuguesa LETRA

Para além da criação da nona série de obras de arte, o projeto de Francesco Zavattari "My Art is Female", iniciado em Portugal no ano passado, ainda dá frutos. 
Durante este verão, o artista toscano está a desenvolver a "Skin Edition", uma homenagem ao corpo da mulher através da cor. O ponto de vista para a introdução da campanha é, nas suas palavras: "É da pele da minha mãe, que primeiro me ensinou o valor do corpo da mulher, que eu faço o veículo mais simples para denunciar um princípio básico que nunca deve ser tomado como garantido: se você ferir uma mulher, você não passa de um degenerado. Ácidos, soda cáustica, fogo: novas formas de violência são empregadas diariamente. Nada para além de arte e cor no corpo de uma mulher. A minha arte nunca é política. Geralmente, nem mesmo um comentário social, mas, uma coisa eu aprendi, principalmente através do contacto com alunos nas escolas, é que a educação é o primeiro reduto contra a selvageria".

A sensibilidade de Zavattari em relação a este tema foi uma vez mais instigada pela Cervejeira LETRA e pelo Município de Vila Verde, no âmbito do “Plano Municipal para a Igualdade de Género – Estratégia 2013-2016”: o artista concebeu o rótulo para uma nova cerveja "Equality Stain" e, claro, todo o conceito do projeto sobre a Igualdade de Género. Aqui está, em forma de explosão colorida, uma maneira de dizer, e de acordo com seu estilo peculiar, como o homem e a mulher podem mutuamente elevar-se a fim de criar uma magnífica união, em conjunto, com os mesmos direitos. Uma "cerveja de frutos" para todos.

Novamente, nas palavras de Zavattari: "Criar um rótulo para uma cerveja é um desafio bastante interessante para um designer que não bebe álcool. É uma honra quando se é solicitado a fazê-lo, nomeadamente para a prestigiada cervejeira portuguesa que concebeu a cerveja dedicada à Igualdade de Género, em cooperação com a Autarquia de Vila Verde. "Equality Stain" não é apenas o nome do desenho que eu concebi para este rótulo, mas de todo o projeto que tive o prazer de desenvolver com algumas pessoas incríveis que eu gostaria de agradecer. Agradeço também aos proprietários da cervejeira e ao Município de Vila Verde”
No dia 20 de agosto, o artista será convidado em Vila Verde para a festa de apresentação, "Equality Sunset" onde, durante o evento será apresentada a campanha e também a nova cerveja. Uma evolução interessante na relação - frutífera - com Portugal, que tem demonstrado apoiar a arte de Zavattari de diversas maneiras.

20 DE AGOSTO, 18h
CERVEJEIRA LETRA, Vila Verde 

PROGRAMA:
- Lançamento da Cerveja “Equality Stain - Fruit Beer” de Mirtilo e Amora;
- Exposição de Francesco Zavattari “Equality Stain” - processo de criação da imagem da campanha;
- Degustação de Amoras (Biobosque,Lda) e Mirtilos (Mirtiflor) usados na cerveja da campanha;
- Dj Set;

*Serão oferecidos a todos os participantes do evento reproduções do desenho “Equality Stain” e o artista estará disponível para autógrafos.* 

Contactos: 
LETRARIA - Brewpub
Av. Professor Machado Vilela, 4700-684 Vila Verde | 253 321 424 | geral@cervejaLETRA.pt

www.zavattari.com
www.facebook.com/zavattari
www.myartisfemale.com
www.facebook.com/myartisfemale

Press office
silvia@matitanera.com