Ambidexter - A evolução do espaço-tempo


Outro importante passo para Francesco  Zavattari em Portugal

Continua a prolífica parceria entre Portugal e o artista italiano Francesco Zavattari, que após o sucesso do projeto "My Art is Female" contra a violência contra as mulheres, que se apresenta novamente no Porto em janeiro, convidado pela galerista Paula Quintã, na sua Galeria, no Centro Comercial Bombarda. 

A protagonista deste evento será "Ambidexter - A evolução do espaço-tempo" série realizada em Itália em 2014. Dez pinturas para um projeto que se caracteriza por um conceito complexo e expresso em parte pelo próprio título: cada obra, de facto, foi realizada pelo artista com as duas mãos.

No sentido horário, a partir do nascimento, Zavattari enfrentou um treino físico e mental desafiador, a fim de desenvolver esta habilidade de desenhar tanto com a mão direita com a esquerda. Mesmo através de sua típica 'performance pintura ao vivo ", que o artista tem robustecido nos últimos anos, esta capacidade, oficializada nesta ambiciosa série. 

Uma verdadeira evolução espacial e temporal, neste caso. O uso combinado de ambas as mãos modifica e transcende o contexto que a tela representa, tanto quanto o valor do tempo usado na construção da própria obra. A combinação entre desenvolvimento técnico, o cultivo de uma abordagem absolutamente instintiva e o uso de ideias sofisticadas sempre foram o núcleo do trabalho do artista, entrelaçado firmemente à sua profissão de designer que o tem levado nos últimos anos a assinar mais e mais projetos para empresas proeminentes. Uma intensa investigação e evolução também no que respeita aos materiais envolvidos na conceção de cada uma das telas: para acompanhar os inevitáveis pastéis, elementos tais como o cimento refratário e compostos de vinil.

Sob a supervisão da curadora Cláudia Almeida, a estréia portuguesa de "Ambitexter" terá lugar na mais recente Galeria do Centro Comercial Bombarda, Paula Quintã, no Porto de 14 de Janeiro a 05 de março de 2017, para de seguida, viajar para outros outros locais portugueses ao longo do ano.

Com formação em Conservação e Restauro, e estando já a trabalhar na área há vários anos, Paula Quintã, avançou em 2016, com um projeto em nome próprio. Aos serviços de restauro e conservação de obras de arte acrescenta também um espaço expositivo onde pretende mostrar artistas emergentes em mostra individuais, acompanhando o ritmo da dinâmica já instalada deste “espaço comercial alternativo, onde a diferença é presença fundamental”.

--
Detalhes do evento
Francesco Zavattari
“Ambidexter - A evolução do espaço-tempo”
Curadoria de Cláudia Almeida

Inauguração: 14 de janeiro às 16 horas [Inaugurações Simultâneas Miguel Bombarda]
De 14 de janeiro para 05 de março de 2017
Paula Quintã – Espaço de Conservação e Restauro + Galeria, 
CCB/Centro Comercial Bombarda, loja 25,Porto

Entrada livre
Horário da galeria: segunda a sábado das 10hàs 13h e das 14 às 20h. 

Mais informações sobre o artista: www.zavattari.com | www.facebook.com/zavattari