FRANCESCO ZAVATTARI REGRESSA A PORTUGAL PARA UMA JORNADA DE COR, ARTE E EDUCAÇÃO

Felgueiras – 20 e 21 de abril de 2017

Dois anos depois da sua estreia, Francesco Zavattari regressa a Portugal, desta vez para uma jornada onde o artista alia a sua vertente comunicativa a par da sua atividade artística. Assim os dias 20 e 21 de abril, serão passados na Escola Secundária de Felgueiras, para a inauguração da exposição “POLIEDRO”, onde, para além da instalação com o mesmo nome, expõe duas importantes séries, “AMBIDEXTER: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO-TEMPO” (2014) e “MY ART IS FEMALE” (2015), mas também para a realização de uma Masterclass e um Workshop do seu mais recente projeto educativo, COLOUR STATE OF MIND.

O espaço que acolherá estas atividades é um espaço singular: uma Galeria de Arte dentro de uma Escola, que é também um edifício de arquitetura contemporânea, numa estética marcada pelo betão, metal e vidro. Uma combinação de elementos que, desde logo, suscitou atenção para a realização de uma exposição e atividades que pudessem inundar de cores este espaço cinzento, imponente, quase imperturbável. 

Pedro Araújo, director da ESF há quinze anos refere: “É com imenso gosto que a Galeria Piso Dois, em Felgueiras, informa que irá receber, a partir de 21 abril, uma exposição do artista italiano Francesco Zavattari, que estará patente até ao final de maio, com entrada livre e gratuita, entre as 08.00h e as 23.00h, em todos os dias úteis.
A Galeria Piso Dois, que é uma marca da Escola Secundária de Felgueiras, tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, um intenso trabalho de divulgação de artistas locais e nacionais, tendo escolhido a obra de Francesco Zavattari para a sua primeira exposição de cariz internacional. A Galeria tem um registo, em três anos, de quase trinta exposições temporárias. Todas essas exposições foram vistas por mais de mil pessoas, o que não se poderá dizer da esmagadora maioria das exposições que vão sendo apresentadas fora do Porto e de Lisboa. Pela Galeria Piso Dois já passaram exposições de fotografia, de pintura, de escultura, de desenho, de caricaturas e muitas exposições temáticas, como a do fabrico do calçado em Felgueiras, que deu mesmo origem à exposição permanente da galeria.
Num concelho onde ao investimento da autarquia em cultura é fraquíssimo e onde a Galeria Piso Dois é o único espaço com exposições regulares, é muito relevante que seja dada oportunidade aos felgueirenses para contactarem com as criações de um artista internacional de vanguarda, que tem experimentado processos criativos muito inovadores e dos quais têm resultado trabalhos muito diferentes e interessantes. 
Esta jornada em Felgueiras revela, de facto, a essência poliédrica de Francesco Zavattari. 
A par da exposição, o artista realizará, uma masterclass e um workshop, vocacionados para o estudo, desenvolvimento e aplicação da COR, cuja investigação tem vindo a ser realizada nos últimos três anos através do projeto INVELIGHT. O objetivo é o de fornecer aos alunos uma visão abrangente da COR e as suas inúmeras aplicações bem como de os dotar de ferramentas de conhecimento e interpretação que potenciem a sua criatividade, nos seus estudos, e futuramente na sua vida profissional."

Em Itália, sua terra natal, a estreia deste projeto foi realizada na Academia de Belas Artes de Lecce, em Janeiro, sendo o workshop realizado com o patrocínio da CROMOLOGY ITALIA, disponibilizando dezenas de litros de cores. 
Em Portugal, esta sessão conta com o exclusivo patrocínio da Robbialac, empresa pertencente ao grupo Cromology, um dos líderes mundiais na área das “Tintas”. Fundada em 1931, a Tintas Robbialac. desenvolve a sua atividade em quatro grandes áreas de negócio: Tintas Decorativas, Isolamento Térmico, Proteção e Manutenção e Repintura Automóvel. As suas operações integram uma fábrica, um armazém em Lisboa e uma vasta rede de distribuição, com mais de 1.500 postos de venda, que inclui uma rede integrada de 60 lojas próprias e cerca de 100 revendedores exclusivos. Com um volume de negócios de 41 milhões de euros, em 2016, a Robbialac desenvolve a sua operação com cerca de 300 colaboradores.
A associação de um parceiro/marca líder no mercado, nacional e internacional, cuja área de intervenção se desenvolve na COR, particularmente nas tintas, material base de todo o processo criativo do artista, parece-nos natural. A Robbialac, através da sua “Política de Responsabilidade Social e Corporativa”, proporciona também a chegada do projeto COLOUR STATE OF MIND a Portugal, desafiando os alunos a “sujarem as mãos” e criarem a sua paleta personalizada e original! Como em Lecce, espera-se um resultado surpreendente: centenas de novas cores criadas usando a combinação entre emoção e técnica, que posteriormente serão processadas e disponibilizadas no site www.invelight.com.  
Para além de artista, Francesco é também designer, e naturalmente lida todos os dias com as questões relacionadas com a comunicação, o seu poder e também a sua fraqueza. Aliando as características artísticas e profissionais, Francesco assume a arte ao serviço da educação, peça que considera essencial no desenvolvimento social.

Detalhes do evento:

FRANCESCO ZAVATTARI
“POLIEDRO”
Poliedro + Ambidexter + My Art is Female
Curadoria: Cláudia Almeida
Direcção Técnica: Ana Paula Costa

Inauguração: 21 de abril às 21 horas 
De 21 de abril a 31 de maio de 2017
Galeria Piso Dois
Escola Secundária de Felgueiras
Av. Dr. Manuel de Faria e Sousa, 4610-178 Felgueiras

Entrada livre
Horário: segunda a sexta, das 8h às 23h.  

FRANCESCO ZAVATTARI
 “COLOUR STATE OF MIND”

Escola Secundária de Felgueiras
Masterclass: 20 de abril, 10h30 – 12h30
Workshop: 21 de abril, 10h30 – 12h30 
Gestora do Projeto: Cláudia Almeida
Assistente de Projeto: Ana Paula Costa
Patrocinador: Robbialac


Mais informações sobre o artista: 
www.zavattari.com | www.facebook.com/zavattari 
Mais informações sobre a Galeria Piso Dois: 
www.esfelgueiras.org | www.facebook.com/esfelgueiras
Mais informações sobre a Robbialac: 
www.tintasrobbialac.pt