“My art is female”, exposição de Francesco Zavattari - Congresso WOMAN XXI, International Conference on Woman


Continua a itinerância da Exposição “My Art is Female” de Francesco Zavattari, em Portugal, desta feita, numa curta mas incisiva jornada de 2 dias, no Congresso WOMAN XXI, International Conference on Woman, a decorrer na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, dias 29 e 30 de setembro.

 “My art is female” é uma exposição que resulta da colaboração do artista plástico italiano com a associação portuguesa UMAR, numa campanha de prevenção acerca da violência sobre a mulher, realizada no ano de 2015 e cuja relevância se tem manifestado através das inúmeras itinerâncias que a mesma têm efetuado: inaugurada no Museu da Quinta de santiago – Câmara Municipal de Matosinhos, em abril de 2015, esteve também patente nas autarquias de Vila Verde (Biblioteca Municipal), Coimbra (Casa da Cultura), Penafiel (Museu Municipal) e, mais recentemente na Galeria Piso Dois – Escola Secundária de Felgueiras.  

Nas suas palavras, o artista diz que “talvez não seja a pessoa mais qualificada para promover o trabalho da UMAR, porque eu nunca acreditei que homens e mulheres são iguais, sempre acreditei que as mulheres estão à frente. De todas as formas, eu tenho muito orgulho em ter a minha arte a servir esta realidade na esperança de que esta possa injectar outro antídoto contra todas as formas de brutalidade.”
Francesco, artista/homem atento ao desenvolvimento da sociedade, percebeu claramente que, uma vez iniciada esta caminhada seria muito difícil fazê-lo desistir de usar as suas “armas” nesta luta (de todas e todos). Já em construção, a próxima fase do projeto “My Art is Female” é a série “Skin Edition: Nada mais do que arte e cor no corpo de uma mulher”. Nesta série, Francesco desenha na pele de diferentes mulheres e fotografa o resultado final. Cada uma dessas mulheres assinará a sua fotografia, o seu nome, com a sua caligrafia. Como “soldados”, combatentes.

O congresso, organizado pela EventQualia e cuja comissão científica é composta por vários docentes e investigadores das Universidades Portuguesas, tem como objetivo fundamental reunir todos os que têm algo a dizer sobre a Mulher nas mais diversas áreas - desde a Psicologia, a Economia, a Educação, o Desporto e Nutrição, as Artes e muitas outras - para trabalhar na construção de um conhecimento mais aprofundado e realista sobre o que é, afinal, ser Mulher na atualidade.

Durante este 2 dias de debates esta exposição será também um motivo de discussão, participando ativamente, provocando a troca e partilha de ideias entre todos os participantes, através da poderosa linguagem visual de Francesco Zavattari. 

Detalhes do evento:
FRANCESCO ZAVATTARI
“My art is Female”
Curadoria: Cláudia Almeida
29 e 30 setembro 2017
Woman XXI | International Conference on Woman
SALA B - Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Av. da Boavista 4245,4100-140  Porto

Mais informações sobre o artista: 
Mais informações sobre o congresso: