"My Art is Female" no Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social

NOTA DE IMPRENSA

“My Art is Female”, exposição de Francesco Zavattari
Átrio do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social
26 de novembro a 7 de dezembro

Continua a itinerância da Exposição “My Art is Female” de Francesco Zavattari em Portugal, desta feita, no Átrio do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, inaugurando no próximo dia 26 de novembro às 15h, assinalando desta forma a comemoração do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres.

“My Art is Female” é uma exposição que resulta da colaboração do artista plástico italiano com a associação portuguesa UMAR, numa campanha de prevenção acerca da violência sobre a mulher, realizada no ano de 2015 e cuja relevância se tem manifestado através das inúmeras itinerâncias que a mesma têm efetuado: inaugurada no Museu da Quinta de Santiago – Câmara Municipal de Matosinhos, em abril de 2015, esteve também patente nas autarquias de Vila Verde (Biblioteca Municipal), Coimbra (Casa da Cultura), Penafiel (Museu Municipal), na Galeria Piso Dois – Escola Secundária de Felgueiras, no Congresso WOMAN XXI (Fundação Cupertino de Miranda – Porto) e em Braga na Casa do Professor.

Nas suas palavras, o artista diz que “talvez não seja a pessoa mais qualificada para promover o trabalho da UMAR, porque eu nunca acreditei que homens e mulheres são iguais, sempre acreditei que as mulheres estão à frente. De todas as formas, eu tenho muito orgulho em ter a minha arte a servir esta realidade na esperança de que esta possa injectar outro antídoto contra todas as formas de brutalidade.”

Dr. Miguel Cardoso, diretor da instituição refere que “A nobre missão que o Instituto de Segurança Social prossegue revê-se na dimensão da proteção social, mas mais que isso, na proteção da dignidade dos cidadãos em geral. É pois assim, com grande gosto, que nos associamos a esta iniciativa de assinalar o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, com uma exposição devotada ao tema da mulher, da sua proteção e da luta contra o flagelo da violência contra as mulheres.” 

Francesco, artista/homem atento ao desenvolvimento da sociedade, percebeu claramente que, uma vez iniciada esta caminhada seria muito difícil fazê-lo desistir de usar as suas “armas” nesta luta (de todas e todos). Já em construção, a próxima fase do projeto “My Art is Female” é a série “Skin Edition: Nada mais do que arte e cor no corpo de uma mulher”. Nesta série, Francesco desenha na pele de diferentes mulheres e fotografa o resultado final. Cada uma dessas mulheres assinará a sua fotografia, o seu nome, com a sua caligrafia. Como “soldados”, combatentes.

--
Detalhes do evento:
FRANCESCO ZAVATTARI
“My Art is Female”
Curadoria: Cláudia Almeida
Produção: Ana Paula Costa

26 de novembro a 7 de dezembro 2108
ÁTRIO CDSS PORTO
R. António Patrício, 262, 4100-130 Porto
Horário: segunda a sexta das 9h às 17h.

Mais informações sobre o artista: 
www.zavattari.com | www.facebook.com/zavattari